Seja bem vindo ao nosso site Studio 95 http://www.studio95.com.br/!

Buscar  
Notícias

Rússia tem o mais vasto arsenal de mísseis do mundo, com capacidade para chegar à Europa e aos EUA; veja principais

Publicada em 23/11/2024




Rússia tem o mais vasto arsenal de mísseis do mundo, com capacidade para chegar à Europa e aos EUA; veja principais
Rússia tem o mais vasto arsenal de mísseis do mundo, com capacidade para chegar à Europa e aos EUA; veja principais  (Foto: Reprodução)
Ataque contra a Ucrânia nesta semana revelou novo míssil balístico russo, que segundo o presidente Vladimir Putin foi testado após bombardeios ucranianos em território russo. Rússia divulga imagens de novo míssil hipersônico atingindo território ucraniano

A Rússia fez mais uma demonstração de força no bombardeio que realizou contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia, na quinta (21), quando surpreendeu ao revelar um novo míssil balístico hipersônico, o Oreshnik.

Herdeiro do poderio soviético, o país comandado por Vladimir Putin tem o mais vasto arsenal de mísseis balísticos e de cruzeiro do mundo, segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), um think tank norte-americano especializado em equipamentos militares.

Míssil intercontinental balístico russo Yars é lançado em exercício de guerra nuclear em Plesetsk, em 2022

Ministério da Defesa da Rússia/AP Photo

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

No arsenal russo estão mísseis dos mais variados, entre eles balísticos ou de cruzeiro; de curto alcance a intercontinentais, que poderiam chegar à Europa e aos Estados Unidos, por exemplo; de lançamento por terra, aéreo ou marítimo, e com capacidade nuclear.

"Os mísseis russos desempenham uma ampla variedade de funções, desde negação de acesso/área em conflitos locais até a entrega de armas nucleares estratégicas entre continentes", afirmou relatório da CSIS.

Ainda segundo o instituto americano, a Rússia tem "um significativo programa de modernização" de seu arsenal, com "grandes avanços no campo de mísseis de cruzeiro guiados com precisão", produção de novas variantes dos armamentos e "com capacidades significativamente avançadas".

Arsenal de mísseis da Rússia

Arte/g1

Veja abaixo alguns dos mísseis do arsenal russo catalogados pelo CSIS:

SSC-7 (alcance: 300 km)

P-800 Oniks (alcance: 300 km)

Iskander-M (alcance: 500 km)

Kh-47M2 Kinzhal (alcance: entre 1.500 e 2.500 km)

3M14 Kalibr (alcance: entre 1.500 e 2.500 km)

RS-26 Rubezh -- alcance: entre 2.000 e 5.800 km

R-27 Zyb -- alcance: entre 2.400 e 3.200 km

RK-55 Granat -- alcance: entre 2.400 e 3.000 km

SSC-8 -- alcance: 2.500 km

Kh-55 -- alcance: 2.500 km

Kh-101 -- alcance: entre 2.500 e 2.800 km

RSD-10 Pioneer -- alcance: 5.000 km

Avangard -- alcance: maior que 6.000 km

R-29 Vysota -- alcance: 6.500 km

Bulava -- alcance: 8.300 km

R-29RM Shtil -- alcance: 11.000 km

Topol-M -- alcance: 11.000 km

Topol -- alcance: maior que 11.000 km

RS-24 Yars -- alcance: 10.500 km

UR-100N -- alcance: 10.000 km

RS-28 Sarmat -- alcance: maior que 10.000 km

R-36 Satan -- alcance: entre 10.200 e 16.000 km

O arsenal pode ser ainda maior que o catalogado por institutos especializados. É o caso do míssil Oreshnik, que também tem capacidade nuclear. O armamento não carregava uma ogiva nuclear no ataque de quinta (21), segundo uma fonte da Força Aérea ucraniana confirmou à agência de notícias AFP. (Leia mais sobre o bombardeio abaixo)

Dos 22 modelos de mísseis listados acima, a grande maioria tem capacidade de carregar uma ogiva nuclear --apenas o Oniks, Iskander-M, Kalibr, Zyb, SSC-7 e SSC-8 ficam de fora. Nesses armamentos, a capacidade de explosivos varia entre 0,1 e 0,8 megaton (1 megaton = 1 milhão de toneladas), e em alguns casos múltiplas cargas, ainda de acordo com CSIS.

Para se ter uma ideia, a bomba Little Boy, utilizada pelos EUA contra Hiroshima, em 1945, tinha poder explosivo de 0,015 megaton --ou seja, esses mísseis, caso carregados com ogivas nucleares, seriam de 6,6 a 53 vezes mais potentes.

Nesta semana, Putin assinou um decreto que flexibilizou o uso de armas nucleares pela Rússia em meio à escalada internacional observada na guerra com a Ucrânia.

A grande maioria dos mísseis listados estão entre as categorias de alcance intermediário e intercontinental. Os mísseis balísticos podem são classificados de acordo com a distância da seguinte maneira, segundo a enciclopédia Britannica:

Curto alcance: até 480 km

Alcance médio: entre 480 e 965 km

Alcance intermediário: entre 965 e 5310 km (poderia chegar a algumas partes da Europa)

Intercontinental: a partir de 5310 km (poderia atingir a Europa e os Estados Unidos)

Entre as curiosidades do arsenal russo, o míssil Sarmat tem um peso de lançamento de 208 toneladas e 35,3 metros de comprimento, já o UR-100 tem 105,6 toneladas no lançamento e 24 metros de comprimento. O Topol, por sua vez, pode carregar uma ogiva de até 0,8 megaton.

O míssil Avangard pode atingir a velocidade Mach 20 (20 vezes mais rápido que a velocidade do som), o equivalente a mais de 24 mil km/h. Já o desenvolvimento do SSC-8 pelos russos foi a razão pela qual os EUA abandonaram, em 2019, o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário --criado em 1987, o acordo requeria aos signatários eliminarem e abandonarem o desenvolvimento de mísseis balísticos e de cruzeiro com alcance entre 500 e 5.500 km.

Míssil balístico inédito

A Rússia lançou um novo míssil balístico contra a Ucrânia nesta quinta-feira (21), em reação ao ataque ucraniano com artefatos fornecidos pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

Mais cedo, militares ucranianos afirmaram que a Rússia usou um míssil balístico intercontinental no ataque. Em pronunciamento horas depois, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o artefato utilizado foi um novo tipo de míssil balístico.

Putin disse que o ataque foi uma forma de testar o novo míssil "em resposta à agressão do Ocidente". O líder russo considera o uso de mísseis norte-americanos e britânicos em ataques ucranianos uma entrada forma dos Estados Unidos e do Reino Unido no conflito.

Segundo a Ucrânia, o míssil russo foi lançado da região de Astrakhan, no sul da Rússia, em ataque a Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, na manhã desta quinta. As duas cidades são separadas por 1.000 km.

O ataque russo teve como alvo empresas e infraestrutura crítica na cidade, segundo a Força Aérea ucraniana. O governador regional, Serhiy Lysak, afirmou que a ofensiva danificou uma instalação industrial e provocou incêndios em Dnipro. Duas pessoas ficaram feridas.

O presidente Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou Vladimir Putin de "maluco" e afirmou que o presidente russo desdenha da vida humana.

"Hoje, nosso insano vizinho mais uma vez revelou sua verdadeira natureza: seu desdém pela dignidade, pela liberdade e pela própria vida humana. (...) Hoje, foi um novo míssil russo. Sua velocidade e altitude sugerem capacidades balísticas intercontinentais. As investigações estão em andamento", afirmou Zelensky.

Bombeiros apagam incêndio após ataque da Rússia contra a cidade de Dnipro, na Ucrânia

Serviço de Emergência de Dnipro/Reuters


Fonte da notícia:
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2024/11/23/russia-tem-o-mais-vasto-arsenal-de-misseis-do-mundo-com-capacidade-para-chegar-a-europa-e-aos-eua-veja-principais.ghtml

No Ar
A loja da economia
Sua sorte está aqui
radios net
Nosso Instagram

Visitas: 3536

Usuários Online: 1

Parceiros
goldenstparceriablackcatparceriaradios net

Copyright (c) 2024 - Studio 95 - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD